top of page

16 de março dia mundial das mudanças climáticas

Atualizado: 17 de mar.

O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é celebrado hoje, dia 16 de março. Seu objetivo é relembrar a sociedade sobre as necessidades da redução dos impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa no Planeta Terra. Apesar de sabermos que efeitos de gases como o carbono são essenciais na manutenção da temperatura do Planeta e da vida humana, eles se somam para contribuir para a marca de 1,1ºC, ultrapassando o limite de segurança.

A marca já provoca eventos climáticos extremos, com ondas de calor, inundações e, consequentemente, ameaça à segurança alimentar do mundo. O Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, publicado em 2020, (IPCC) revela que; se a temperatura atingir 1,5ºC até 2030, entre os impactos que o mundo sofrerá, está a escassez de água, que levará à morte milhões de pessoas.


No fim do ano passado foi realizada no Egito a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP27 -. Segundo especialistas participantes, apesar de a conferência não ter alcançado resultados que apontem medidas significativas para reduzir as emissões e manter a temperatura global abaixo de 1,5ºC, dela saiu a decisão para criação de um fundo para ajudar os países que enfrentam danos severos causados pelas mudanças climáticas . Denominado de Perdas e Danos, o fundo já possibilita auxiliar famílias de baixa renda a se recuperarem dos diversos incidentes causados pelo clima.


O Planeta Terra, nesse século XXI, além dos desafios das mudanças climáticas, sofrerá com o adensamento populacional. Segundo a ONU, até 2050 a população deve chegar a 10 bilhões de pessoas e 68% morando nas cidades. Segmentos da sociedade civil e poder público se preparam para o desafio de estruturar as cidades de forma a oferecer qualidade de vida para todos.


Pensando nas Cidades do Futuro, o Instituto Onda Azul realiza em Junho de 2023, a nova edição do Cidades Verdes, propondo-se a ser um verdadeiro laboratório de ideias, cases, experiências, multidisciplinar e interativo sobre os principais eixos do desenvolvimento sustentável nos grandes centros urbanos, alinhados com as modernas práticas ESG.


bottom of page