Você já foi à praia em algum dia de sol e viu que toda praia estava cheia de lixo pela areia? Ou viu alguém jogar uma bituca de cigarro ou uma embalagem no chão da rua? Atitudes como essa apresentam um grave problema, não só de educação, mas também da ausência da abordagem de um tema muito importante: A educação ambiental.

Dia 26 de janeiro é comemorado o dia Mundial da Educação Ambiental, data muito importante para repensarmos como cada indivíduo está em dia com sua consciência ecológica. A data de hoje foi instituída originalmente em 1975, através da Carta de Belgrado, elaborada no Seminário Internacional sobre Educação Ambiental, realizado pela ONU.
Mas a educação ambiental não serve somente para não descartar resíduos em locais errados ou separar o lixo. O ensino de pautas ecológicas nos ajuda a entender e questionar como o mundo hoje funciona, a desenvolver uma ética verde que possa transformar e impedir que ideias e conceitos que não se enquadram mais sejam continuados num planeta que não suporta mais descaso. Desta forma, somos estimulados a ter interesse e instigados a construir soluções e práticas para um futuro melhor.
Por meio do ensino de hábitos ecológicos, é possível criar e desenvolver uma consciência responsável nas pessoas, construindo assim valores que possam contribuir para a qualidade de vida. A data de hoje pode ser sintetizada nas palavras de Paulo Freire: Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.
O diretor executivo do Instituto Onda Azul, André Esteves, faz uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e a importância desta da educação ambiental. Assista a seguir: