O ‘Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL), gerido pelo Instituto Onda Azul, é uma iniciativa dedicada ao fortalecimento da atividade pesqueira artesanal lagunar, com o objetivo de promover e emancipar essa atividade tradicional. Conveniado ao ‘Programa Petrobras Socioambiental’, o projeto busca abordar esse propósito por meio de três frentes principais: estudo científico de espécies de peixes lagunares, turismo comunitário e desenvolvimento econômico e fortalecimento comunitário. Vamos entender como funciona cada um:

1. Pesca Sustentável e Qualidade de Vida: O USSL envolve a realização de estudos científicos detalhados sobre as espécies de peixes presentes nas áreas de lagunas contempladas pelo projeto. Esses estudos visam obter informações sobre a biodiversidade, os padrões de reprodução, os ciclos migratórios e a saúde das populações de peixes. Esses dados são compartilhados durante ‘Fórum de Autogestão da Pesca Lagunar’, que tem como ideia principal retornar aos pescadores informações coletadas em pesquisas, para que tomem para si esse serviço e passem a ter o controle de sua produção, de forma que possam se empoderar de seu exercício. Desta forma, é possível realizar uma pesca sustentável e que não prejudique o ecossistema das lagoas, garantindo que as espécies sejam conservadas. A pesquisa nas espécies é realizada através de uma biometria, onde são coletadas informações que são monitoradas em determinada frequência, constatando assim a história de vida das espécies. Outras atividades são voltadas para educação ambiental e pesquisas sobre saúde e qualidade de vida, que são realizados levantamentos para constatar sobre o modo de vida dos pescadores, uma avaliação sobre os aspectos positivos e negativos.
2. Turismo de Base Comunitária: O USSL também promove o turismo comunitário como uma forma de diversificar a economia local e valorizar os recursos naturais e culturais das áreas lagunares. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto as tradições da pesca artesanal e participar de atividades culturais. Sendo realizado como forma de empoderar o espaço, pelos próprios habitantes das comunidades. Além disso, esta atividade contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, gerando empregos e promovendo a preservação ambiental. Uma das nossas ações é o curso de condutores, que busca capacitar os moradores em como realizar um turismo comunitário tendo em vista a preservação ambiental e a valorização da cultura e história do lugar.
3. Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário: O projeto USSL visa impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável nas áreas lagunares, promovendo a criação de oportunidades de trabalho e renda para as comunidades locais. Isso pode ser alcançado através de diversas ações, como a capacitação de pescadores artesanais e familiares com o beneficiamento do pescado. Um exemplo de nossas atividades são os cursos de culinária focados em frutos do mar, a fim de impulsionar a economia para além da prática da pesca, valorizando assim a carne do pescado e dando um valor econômico maior.
A gestão do USSL é realizada pelo Instituto Onda Azul, o projeto também atua com apoio de vários parceiros, que tornam todas essas atividades possíveis, como a Petrobras. Participam também universidades federais, como a UFF e UFRRJ, e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba. Para conhecer mais sobre as ações do projeto, acesse o site do Instituto Onda Azul e as redes sociais do projeto.