• Beatriz Couto

Comemorando 14 anos, Instituto OndAzul usa a educação ambiental em seus projetos



Como construir iniciativas que, além de recuperarem o meio ambiente, realizam uma conscientização coletiva a respeito da importância ecocidadania? Comemorando 14 anos de existência, o Instituto OndAzul concretizou em sua trajetória a missão de resgatar o meio ambiente através da educação ambiental. O instituto vê no ano de 2020 uma oportunidade para dialogar sobre a sustentabilidade urbana, promovendo a construção de redes de monitoramento para políticas ambientais do Rio de Janeiro, estimulando a educação climática no estado.


Fundado em 2006, pelo cantor e compositor, Gilberto Gil, junto como ativista político, Alfredo Sirkis, o OndAzul trouxe para o Rio de Janeiro ações dedicadas à projetos socioambientais e de recuperação de áreas degradadas. Nestes 14 anos de atuação, já foram realizadas 17 atividades, entre elas oficinas, conferências, projetos de restauração e educação ambiental.


Dentre os principais trabalhos criados pela instituição, destacam-se o Mangue Vivo, que recuperou 90 hectares do mangue afetado pelo desastre ambiental na Baía de Guanabara, pelo vazamento de óleo no ano 2000; e o projeto de educação ambiental Protetores dos Parques, que em 2018, capacitou jovens de 15 a 29 anos, incentivando uma consciência crítica sobre a preservação das Unidades de Conservação.


O instituto acredita que o segredo para transformação ambiental é através da educação. “Sem a educação ambiental todas as ações feitas em relação ao meio ambiente, elas são efêmeras. Se a pessoa não compreende qual a importância dela e qual o papel que ela tem para o meio ambiente, ela não gera senso de consciência em como as ações delas impactam no meio ambiente. Então a educação ambiental pra gente é fundamental para a transição de uma nova sociedade”, disse o coordenador de projetos do OndAzul, Ricardo Farias.

36 visualizações

Conecte-se

Assine a nossa Newsletter

Fale Conosco

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco

Endereço

Edifício Orly Avenida Marechal Câmara, 160 - Sala 414 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-907

Telefone

(21) 2551-7215

EMAIL

© 2020 - Instituto OndAzul