• Beatriz Couto

Conheça os desafios do engenheiro ambiental


Por: Beatriz Araújo

Grande parte das atividades econômicas exercidas pelo homem causam algum impacto no meio ambiente. Estudando os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com o intuito de preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, o engenheiro ambiental avalia os efeitos causados por essas atividades e elabora um planejamento de ações para minimizar seu impacto na natureza. Ou seja, deverá saber reconhecer, interpretar e diagnosticar os impactos, avaliar o nível de danos ocorridos no meio ambiente e propor, projetar, implantar e monitorar soluções integradas de acordo com o direito ambiental vigente.


Ser engenheira ambiental é ser uma profissional multidisciplinar, capaz de atuar desenvolvendo os mais diversos trabalhos em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente, tais como: gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental, saneamento (abastecimento e tratamento de água, drenagem e manejo de águas pluviais, esgotamento sanitário, tratamento de esgotos, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos), gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, controle de poluição do ar e do solo, planejamento e ordenamento do território, energia, saúde ambiental, geotecnia ambiental, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, entre outras.


Esta profissão vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, podendo o engenheiro atuar em empresas públicas ou privadas, nos setores industriais, órgãos governamentais, no terceiro setor, organizações não governamentais, além da possibilidade de trabalhar de forma autônoma, prestando consultorias, por exemplo.


Na prática, o desafio não é simples: o engenheiro ambiental tem o dever de propor e executar formas eficazes de melhorar a qualidade e as condições ambientais, mas de maneira que também sejam economicamente viáveis. Juntamente com outros profissionais, poderá contribuir para que o desenvolvimento ocorra de forma ordenada, causando os menores impactos possíveis sobre os recursos naturais e sobre o meio antrópico. Com isso, consequentemente contribui-se para a melhoria da qualidade de vida da população.

77 visualizações

Conecte-se

Assine a nossa Newsletter

Fale Conosco

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco

Endereço

Edifício Orly Avenida Marechal Câmara, 160 - Sala 414 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-907

Telefone

(21) 2551-7215

EMAIL

© 2020 - Instituto OndAzul