• Beatriz Couto

De tratamento de água a produção de cosméticos, conheça as múltiplas utilizações do carvão ativado


Escolhido pela Cedae para solucionar o problema da grande quantidade de geosmina na água do rio Guandu, o carvão ativo - ou ativado- tem diferentes funções, sendo usado em hospitais e até mesmo na produção de cosméticos. A intenção é atender as reclamações que acontecem há três semanas sobre cheiro forte, coloração escura e gosto de terra na água. De acordo com especialistas, o elemento não faz mal à saúde.


Proveniente da queima de cortiça, de lascas de madeira, o carvão ativado é encontrado na forma de pó. Suas principais características são atribuídas aos microporos que compõem sua superfície. “O carvão ativo atua como se fosse uma lixa. As moléculas de sujeira presentes, em gás ou líquido, vão se depositando nos espaços vazios de sua superfície”, explica o técnico em química Breno Castro.


Obtendo uma alta capacidade de absorção natural em muitas substâncias – especialmente algumas que são nocivas ao nosso organismo -, ele é manipulado em hospitais como um desintoxicante rápido para algumas situações, como má digestão e intoxicação por veneno.

O produto ganhou destaque também na estética. Por ter ainda afinidade com óleo, ele é recomendado para tratamento contra a oleosidade da pele e cabelos. Hoje é possível encontrá-lo em shampoos a seco, máscaras faciais e até em pastas dentais como composto principal. O carvão ativado também tem sido usado como uma forma sustentável para dar cor aos produtos, tendo em vista que é uma fonte vegetal.


Buscando uma maneira que resolvesse a questão, há seis dias a Cedae introduziu o carvão ativado para o tratamento da água do Rio Guandu. O técnico em química Breno, ressalva que é possível uma melhora significativa na qualidade da água, porém isso não quer dizer que a técnica garanta uma pureza adequada. “Não é um tratamento com substâncias cloradas para eliminar bactérias, é basicamente um método de filtragem de nível molecular”, disse ele.

45 visualizações

Conecte-se

Assine a nossa Newsletter

Fale Conosco

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco

Endereço

Edifício Orly Avenida Marechal Câmara, 160 - Sala 414 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-907

Telefone

(21) 2551-7215

EMAIL

© 2020 - Instituto OndAzul