top of page

Dia Mundial dos Oceanos



Dia 8 de junho é o Dia dos Oceanos, a celebração aconteceu pela primeira vez durante a Rio 92 e foi inspirada em um evento feito pelo Instituto dos Oceanos do Canadá que aconteceu na mesma data. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação das águas marinhas, em 2008 a data foi decretada oficialmente pela ONU.

Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e, com extensa biodiversidade, abrigam quase 200 mil espécies identificadas. Sua importância é fundamental para a vida humana, afinal, eles são essenciais para a regulação climática do planeta. Ao redor do mundo muitos encontram nas águas dos mares sua fonte de renda e de alimento. De acordo com o relatório produzido pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, mais de dois bilhões de pessoas dependem dos ecossistemas marinhos.

Ao todo são cinco oceanos ao redor do mundo: Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e o Antártico, que concentram cerca de 97% do total de toda água do planeta. Com 82,2 milhões de quilômetros quadrados, o Atlântico é o segundo maior oceano do mundo em extensão, ficando atrás apenas do Pacífico. Por banhar as principais potências da Europa e das Américas, ele é um dos oceanos mais movimentados e o mais importante do mundo.

Seja como fonte de alimento, transporte, geração de energia ou lazer, os oceanos fazem parte, direta ou indiretamente, da vida de todos e sua preservação é altamente necessária para a manutenção da vida no planeta. A poluição das águas é a principal inimiga da vida marinha, segundo relatórios da ONU o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos, provocando a morte de diversas espécies de animais marinhos, desde plâncton e moluscos até aves, tartarugas e mamíferos.

No Dia dos Oceanos, é dia de celebrar as águas dos nossos mares e refletir a respeito da sua preservação. O Instituto Onda Azul reforça seu comprometimento com iniciativas que se preocupam com a preservação das águas do nosso planeta.





bottom of page