top of page

Lixo e carnaval: Um problema de todos

O carnaval certamente é uma das festas mais populares do Brasil, mas infelizmente, ainda temos um grande problema envolvendo este período de folia: a grande quantidade de lixo produzido. Depois que os blocos passam é possível ver a sujeira e a feiura dos resíduos deixados para trás, contrastando com a beleza e o colorido desta comemoração.


Somente no carnaval fora de época de 2022, que foi menor que o de costume, (imagine-se fosse oficial), foram recolhidas 192 toneladas de lixo no sambódromo do Rio de Janeiro, sem contar com o material que foi encontrado nas praias e nas ruas onde os blocos passam.


Por mais que as entidades públicas já tenham tentado conscientizar a população com o ‘Programa Lixo Zero’, e o esforço do serviço de limpeza, esse tema ainda é um grande problema a ser solucionado. Além de prejudicar a natureza, garrafas de vidro, latinhas cortadas e descartadas de forma errada, podem causar lesões no público presente. O lixo produzido na folia geralmente é constituído por materiais reciclados, que podem ser reaproveitados.


A Comlurb alerta que, durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do ‘Lixo Zero’, urinando em via pública será autuado e receberá multa no valor de R$ 748,21. Contribuir com uma cidade limpa é o dever de todos.


Texto: Flávia Sasek




bottom of page