• Beatriz Couto

Neste carnaval, a moda é usar lata



A folia pode colaborar não só para o divertimento, mas também para a educação ambiental. Criado por foliões, ambulantes e organizadores de blocos, o projeto Carnaval da Lata é uma iniciativa diferente que envolve curtir a maior festa do mundo privilegiando o consumo consciente.


O Brasil é campeão em reciclagem de lata de alumínio, anualmente o país recicla 295 mil toneladas de latas, o que representa 98% de todo o material usado, diferentemente da garrafa de vidro que tem seu percentual de reciclagem chega a 45%. Os números impactantes foram o gancho para a criação da iniciativa Carnaval da Lata, segundo Eduardo Pereira.


“Há mais de três anos venho provocando discussões sobre como fazermos o carnaval de rua nos preocupando com todos os atores envolvidos: provocando folião em primeiro lugar, músicos, ambulantes, o cidadão que não é do carnaval entre outros. E uma das soluções encontradas por todos, que estão discutindo nas redes e na plenária, foi o caminho de substituição do consumo de bebidas em garrafas por latinhas no carnaval”, revelou ele.


Com o lema ‘Diga não à garrafa, beba na lata’ o movimento traz para carnaval um sabor diferente: de consciência. O Brasil é líder em reciclagem de alumínio através do trabalho dos catadores, e isso é um papel importante da iniciativa. A campanha engloba outros fatores positivos como a sustentabilidade, a economia circular, a segurança, limpeza das ruas durante e após o cortejo e o menor impacto ambiental possível diante de uma aglomeração de pessoas.


“A proposta é provocar a conscientização de todos para esse problema. Já que, se as pessoas consumirem latas, os vendedores terão que se preparar para isso, a cervejaria levará ao mercado mais latas do que garrafas e no futuro teremos mudado esta cultura” disse Eduardo.


Dados do cortejo Xepa Gourmet realizado em Santa Teresa, no final de semana passado, incentivado pela campanha, mostrou que 80% do consumo foi em bebidas de lata, resultando em uma menor produção de lixo e renda para os catadores.


Conheça mais a iniciativa acessando Carnaval Da Lata

57 visualizações

Conecte-se

Assine a nossa Newsletter

Fale Conosco

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco

Endereço

Edifício Orly Avenida Marechal Câmara, 160 - Sala 414 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-907

Telefone

(21) 2551-7215

EMAIL

© 2020 - Instituto OndAzul