
Hoje, dia 05 de setembro de 2023, comemoramos o Dia da Amazônia, a maior Floresta Tropical do mundo. Com uma extensão aproximada de 421 milhões de hectares, e aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, a Floresta Amazônica não se resume as fronteiras brasileiras, ela tem uma vasta área na América do Sul, avançando em territórios de países como Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Toda essa grandiosidade é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, e o trabalho de conservação da região é necessário para o desenvolvimento sustentável do bioma. Com uma importância ímpar, a Amazônia é fonte da biodiversidade brasileira, com cerca de 400 mamíferos e 1.300 aves em toda sua região, sem contar com uma diversidade que abriga mais de 40 mil espécies de plantas e rios amazônicos, que configuram na maior bacia hidrográfica do mundo.
A Floresta Amazônica é uma pauta e de fundamental importância para o debate que hoje é o mais discutido no mundo entre as maiores potências econômicas: o aquecimento global. Não se pode falar em aquecimento global sem colocar a Floresta Amazônica como o agente protagonista dessa discussão. Atuando como um sumidouro de carbono, a Floresta absorve grandes quantidades de CO2 durante o processo de fotossíntese. Anualmente, esse processo de absorção chega até 2 bilhões de toneladas de gás carbônico retirados da atmosfera, e em contrapartida, retorna mais de 1,5 bilhões de oxigênio para o planeta. Suas árvores armazenam carbono em sua biomassa e no solo, ajudando a reduzir a concentração de CO2 no ar, um dos principais vilões do efeito estufa, responsável direto pelo aquecimento global. Por isso o desmatamento é visto com atenção pelos olhos do mundo e o Brasil vem recebendo subsídios das maiores potências globais na ajuda para combater o desmatamento ilegal. O combate ao garimpo irregular também é um dos grandes desafios da região, o que prova o tamanho da responsabilidade e da complexidade que é cuidar desse patrimônio verde.
Outra curiosidade sobre a Floresta Amazônica são seus rios. Só o Rio Amazonas lança ao mar cerca de 175 milhões de litros de água por segundo e age como uma veia humana que irriga para o mar nutrientes que fazem um processo de balanceamento da fauna marinha no litoral. Vale destacar que as espécies da bacia amazônica são muito características da região, o que transforma o local único nesse tipo de diversidade: Peixe-boi-da-Amazônia, Boto-cor-de-rosa, Piranhas, Tartarugas-Amazônicas e muitas outras espécies que enriquecem o ambiente e potencializam o expoente ecológico do local, o que transforma a Amazônia em um celeiro de pesquisadores do Brasil e do mundo.
Dito isto, temos que aproveitar o Dia da Amazônia para fazermos uma reflexão de qual é a importância dela para o futuro global. Não podemos achar que a pauta é só governamental, uma coisa distante que não nos afeta. Pelo contrário, temos que nos conscientizar que o Dia da Amazônia são todos os dias, e que o nosso futuro e de nossos filhos e netos depende da saúde da Floresta Amazônica e de toda sua biodiversidade. O futuro do planeta passa necessariamente pela Floresta Amazônica, e o Brasil, que tem mais de 49% de seu território coberto por ela, é o agente principal dessa luta.