Sustentabilidade corporativa: o que é e como aplicar na prática


Não é novidade que vivemos em uma época com urgência nos debates sobre aplicações de estratégias voltadas para a sustentabilidade. Por isso, as questões relacionadas ao meio ambiente ocupam as pautas políticas e sociais em todo o mundo, sendo fundamental para a vida de todos os habitantes do planeta. É nesse contexto que também surgem as discussões em torno da sustentabilidade corporativa.

Esse é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem e agregarem valor aos seus produtos e serviços, tornando-se mais competitivas. Também traz vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade, já que através da sustentabilidade a organização, a empresa reduz impactos ambientais e contribui para o social.

Além disso, nove em cada 10 brasileiros afirmaram, em 2019, que preferem comprar de empresas sustentáveis. Isso mostra, portanto, que as companhias devem agir pensando em alcançar um nível adequado de sustentabilidade corporativa. Pensando nisso, o Instituto Onda Azul preparou um artigo especial sobre o tema. Confira!





O que é?

Quando falamos de sustentabilidade corporativa, estamos falando do conceito de desenvolvimento sustentável aplicado ao mundo dos negócios. Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolvem ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio.

Diferentemente da responsabilidade social, a sustentabilidade corporativa emerge trazendo os princípios da inovação social, buscando de fato transformar o modelo de negócio das corporações. Ao invés de apoiar causas isoladas e desconexas, a sustentabilidade corporativa baseia-se na proposta de valor da empresa e busca conectar diretamente os princípios dos negócios de impacto aos desafios centrais da organização.

Assim, ela contribui para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e atua de forma ética e transparente.


Como aplicar na prática

Algumas ações são fundamentais para colocar em prática uma boa estratégia de sustentabilidade corporativa na sua empresa ou organização, como:


  • Programas educacionais, de formação de funcionários e qualificação de jovens

Trata-se de programas que a empresa pode implementar para contribuir com o desenvolvimento educacional dos funcionários e da sociedade ao redor. Os programas investem na qualificação de jovens, da sociedade, bem como de seus colaboradores. Através deles, as partes envolvidas ganham a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento sustentável;


  • Reciclagem e destino correto de resíduos

A organização pode buscar meios para reduzir a geração de resíduos enviados para aterros através da reciclagem e logística reversa;


  • Participação de clientes e comunidade no desenvolvimento de novos produtos

Através dessa participação, a organização mostra transparência em suas ações e valoriza a todos como parte integrante para o sucesso do negócio;


  • Ecoeficiência

A empresa pode encontrar maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente.

22 visualizações0 comentário