
O Sitawi Finanças do Bem e o Movimento por uma Cultura de Doação produziram uma pesquisa que mostra a relevância do Terceiro Setor no Brasil e em alguns Estados. Leia aqui uma breve síntese.
Os números mostram o impacto que esse setor tem no PIB brasileiro e chama a atenção para uma área de atuação profissional muitas vezes desconsiderada pelo mercado de trabalho.
O Terceiro Setor corresponde por nada menos que 4,27% do PIB brasileiro, movimentando mais de 423 bilhões de reais (2022). Para efeito comparativo, o setor de Fabricação de Automóveis contribui com 1,73%, e a Agricultura com 4,57%.
Além disso, a pesquisa mostra que o Terceiro Setor é responsável por 5,88% dos postos de trabalho no Brasil. São cerca de 6 milhões de pessoas atuando profissionalmente na área. Esse número só tende a aumentar com o aquecimento do mercado.
Quando olhamos o impacto desses dados nos Estados brasileiros, mais notadamente no Rio de Janeiro, o setor é extremamente relevante para economia fluminense, correspondendo por nada menos que 7,4% dos postos de trabalho e 4,6% do PIB do estado.
O Terceiro Setor é fundamental para a economia brasileira e, principalmente, para os brasileiros e brasileiras que são impactados por diversos projetos em benefício da comunidade. É ele que entra em cena na ausência do Estado ou na mitigação dos impactos da Iniciativa Privada.
Por isso, é cada vez mais exigido que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) se profissionalizem e estejam preparadas para assumir cada vez mais desafios e ampliar a sua participação de forma efetiva, eficiente e eficaz.
O estudo "A Importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil" está disponível no link: https://info.sitawi.net/terceiro-setor-pib-brasil
-Por Ricardo Farias